Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Reunião Ordinária - Dia 13 de janeiro, aconteceu a 26° Reunião Ordinária do RC Cruzeiro Mantiqueira. Aconteceu a palestra da psicóloga e psicanalista Maria de Fátima Moreira sobre o Tema Janeiro Branco e com o título "A doença não existe por si: é uma privação da saúde" e, também, foi entregue um cartão de reconhecimento ao Co. Célio Camargo pelo seu ingresso ao RC Cruzeiro Mantiqueira. Tivemos a ilustre presença do Governador do Distrito @rotary4571 , @claudinei.magalhaes trazendo muitas novidades, informações e contribuições de sua longa trajetória. Um delicioso lanche foi ofertado pela Co. Célio Camargo. Estamos cheios de esperança, entusiasmo e alegria para continuarmos seguindo em frente, sob a mensagem Unidos para fazer o Bem!
Transcorrido o prazo regimental e em conformidade com as normas do Rotary International, o Distrito 4751, por meio de sua Governadora para o ano rotário 2025-26, companheira Maria Luzia Borges Amaral Ramos, tem a honra de anunciar a equipe que representará o Distrito 4751 junto ao Conselho de Legislação (2028) e ao Conselho de Resolução, para o período de 2026 a 2028.
O companheiro Flavio Zárate Chabluk foi designado como Representante Titular do Distrito, tendo como Suplente o companheiro Anderson Charles Andrade.
O Conselho de Legislação do Rotary International é o foro máximo de debate e deliberação responsável pela revisão das normas e regras que regem a nossa organização, reunindo representantes de mais de 500 distritos de todo o mundo. Nesse ambiente plural e multicultural, ambos os companheiros reúnem competências altamente relevantes para uma representação qualificada do Distrito 4751.
O companheiro Flavio Zárate Chabluk possui ampla experiência internacional, com atuação profissional em mais de 40 países, e a capacidade de trabalhar em seis idiomas, o que lhe permite dialogar e construir consensos para além das diferenças culturais. Destaca-se, ainda, sua experiência prévia como Suplente, tendo participado dos treinamentos on-line e presenciais relativos ao Conselho de Legislação de 2025, o que fortalece sua preparação para o exercício da função como Titular.
O companheiro Anderson Charles Andrade, por sua vez, agrega igualmente importantes diferenciais à equipe. Fluente em inglês e com experiência de vida nos Estados Unidos, possui sólida compreensão das distintas formas de pensar, comunicar e deliberar influenciadas pela cultura e pelo idioma, atributo especialmente valioso em um conselho que congrega rotarianos de realidades diversas.
O Distrito 4751 manifesta sua plena confiança na competência, no compromisso rotário e no elevado senso de responsabilidade com que Flavio Zárate Chabluk e Anderson Charles Andrade representarão o Distrito nesses importantes fóruns deliberativos do Rotary International, contribuindo para o fortalecimento da governança, da democracia rotária e da atuação global do Rotary.
Maria Luzia Borges Amaral RamosGovernadora Distrital 2025-26
Saudações a todos que estão lendo meu artigo. Meu nome é Abigail Suubi Nalunga e fuiuma estudante de intercâmbio acolhida pelo Rotary Club de Concordia Distrito 4740,vinda de Uganda, África. Também fui a primeira estudante africana de intercâmbio noDistrito. Quando me pediram para escrever este artigo sobre minha experiência deintercâmbio, fiquei sem palavras, pois foi um ano em tanto. Meu intercâmbio começouem 4 de fevereiro de 2025. Eu tinha acabado de desembarcar em São Paulo e comecei aquestionar minha decisão de fazer o intercâmbio, porque não entendia uma únicapalavra de português, enquanto todos ao meu redor falavam o idioma. Me perguntei seconseguiria me virar. Com a ajuda da rotariana Jany Hatanaka de São Paulo, conseguichegar a Concórdia. Estava animada, apreensiva e com saudades de casa, ao mesmotempo quando conheci a equipe que me recebeu no aeroporto de Chapecó. Todos eramtão felizes e acolhedores, e eu fiquei impressionada, mas mal sabia que essas pessoasestavam prestes a se tornar uma parte importante da minha vida. Tudo parecia tão novopara mim, eu me sentia como uma criança que tinha acabado de aprender a andar. Osprimeiros meses não foram fáceis; foram batalhas diárias contra a barreira do idioma,adaptação, choques culturais e saudade de casa, mas agradeço a Deus pela minhaprimeira e segunda família anfitriã, que me ajudaram em tudo, assim como minhaconselheira do Rotary, a rotariana Dulce Joana. Avançando um pouco no tempo,estamos no meio do meu intercâmbio e eu falo e entendo português muito bem, osmeses estão passando voando e estou adorando o intercâmbio. Fui ao carnaval, vi umapraia pela primeira vez, comi sushi pela primeira vez também e muito mais. Até que, nodia 3 de novembro, enquanto eu estava no Pantanal em uma viagem, recebi a tristenotícia de que minha mãe havia falecido. Minha mãe era a minha família mais próxima.Então vocês podem imaginar como foi para uma jovem de 18 anos, a quilômetros dedistância da família, nesse momento de tristeza, mas também foi quando percebi quãosortuda eu era, porque todo o meu Distrito anfitrião estava comigo, a Rotariana DulceJoana. As Rotarianas Karen Sandrin Rossi, Dóris Marcon e Dulce Joana Weirich, essasforam as primeiras pessoas a me ligar, juntamente com a equipe da Belo Brasil. Elascuidaram de tudo relacionado à minha viagem de volta para casa naquele exatomomento. Não só elas, mas também as mensagens de apoio que recebi de todos noBrasil foram a verdadeira demonstração de amor, estando ao meu lado nos momentosmais difíceis. Então, quando alguém me pergunta o que esse intercâmbio significou paramim, significa tudo. Foi um ano que jamais esquecerei, construí uma família no Brasilpela qual sou grata e vivi uma experiência única. Obrigada, Distrito 4740, por me
acolherem; Obrigada Rotary Club de Concordia; obrigada às minhas quatro famíliasanfitriãs por me amarem; muito obrigada por tudo. Palavras não conseguem expressarminha gratidão. Que Deus abençoe a todos. Com carinho, Abigail Suubi Nalunga.
A primeira reunião do ano de 2026 do Rotary Club de Paranavaí – Fazenda Brasileira marcou o início das atividades do ano e a continuidade dos trabalhos, com foco na união e no planejamento. Em um encontro produtivo e participativo, os companheiros dialogaram sobre novos projetos e ações voltadas ao fortalecimento da comunidade de Paranavaí, reafirmando o compromisso rotário com o servir, a ética e a transformação social. O momento reforçou o entusiasmo, o espírito de companheirismo e o propósito de seguir fazendo o bem.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.