Rotary Club de Rio Negrinho - CIMO
UMA JUSTA E BELA HOMENAGEM. Através de um projeto de Lei, proposto pelo rotariano e vereador JOSÉ ROLLEMBERG. LEI MUNICIPAL nº 4.710, de 12/06/2024: dá denominação ao novo COMPLEXO DE SAÚDE "DR. HELVÉCIO BOTELHO SIQUEIRA" na cidade de Santa Fé do Sul. A propositura objetiva homenagear o renomado médico HELV´CEIO BOTELHO SIQUEIRA nascido em São João do Paraiso, Estado do Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1933. Realizou a Faculdade de Medicina na Universidade Fedral Fluminense, finalizado em 1958. Foi tambem bacharel em Economia pela Universidade de São José do Rio Preto em 1973. Foi provedor e diretor clínico do Hospital Santa Casa de Santa Fé do Sul. Exerceu brilhantemente a medicina ininterruptamente durante 60 anos, acumulando vasta experiência profissional. Realizou cerca de 200 cirurgias de catarata em pessoas carentes. Foi Presidente do Tênis Club durante 3 anos em Santa Fé do Sul. Foi Fundador da Sociedade dos Amigos de SAnta Fé do Sul. Recebeu título de cidadão SAntafessulense da Câmara dos Vereadores por relevantes serviços prestados à comunidade. Frequentou congressos internacionais de Oftalmologia e Otorrinolaringologia. Faleceu em 31 de maio de 2023, aos 90 anos de idade. Sócio-Fundador do Rotary Club de Santa Fé do Sul e primeiro Presidente em 1965. Sendo posteriomente presidente novamente. Governador Distrital 1995-1996. Membro Paul Harris Society. Agraciado como Major Donor. Recebeu prêmio "DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI". Com o presente projeto estar-s-á prestando uma homenagem póstuma àquele que amava a medicina, devendo ser lembrado na imorredoura saude de seus familiares e amigos, merecendo ter perpetuada a sua image, em prédio público. Wagner Lopes (Vaguinho) e JOSÉ ROLLEBERG.
É com imenso pesar que o Distrito 4500 comunica o falecimento da companheira SUZANA MOURA MELLO, membro do Rotary Club de João Pessoa-Norte.
Nossos sinceros sentimentos e um abraço fraterno à família e amigos.
Rotary Club de Joinville - Leste
Fomos informados do falecimento do nosso estimado Governador de sempre Aldo Casado hoje. Uma tristeza invade-me e tenho certeza que a todos que tiveram oportunidade do seu convívio. Aldo, ocupou vários cargos no Rotary inclusive Governador 1999-00, exemplar. Ao lado da sua amada Onilda cujo início dessa relação ocorreu em um movimento rotário. Bendito ENCONTRO! Ela uma bolsista da nossa Organização..., conheceram-se, amaram-se, casaram-se e nunca deixaram o Rotary! Família perfeita e com centenas de companheiros. Aldo fez história que será inesquecível! O Rotary despede-se do seu associado porém seu nome permanecerá indelével na história do clube que ele tanto amou o Rotary Club de Maceió cujo sua última função foi Diretor de Protocolo. Que DEUS o acolha!!!! ADEUS ALDO
Marly Ribeiro
Estimada família rotária,
Hoje nos despediremos de um grande rotariano que acaba de partir. O companheiro José Gonçalves de Lima (Rotary Club de Maceió Leste) deixou um bom exemplo do que é ser um verdadeiro amigo, uma pessoa pura e bondosa e que se dedicou com orgulho a causa rotária.
Lembro-me da sua satisfação em aceitar o cargo de Governador Assistente da Área 7 (RC de Maceió, RC de Maceió Farol, RC de Maceió Leste, RC de Maceió Pajuçara e Rotary Club de União dos Palmares), mesmo sabendo do grande desafio que estava pela frente.
Nosso time de Governadores Assistentes ficou desfalcado, mas saibam que iremos continuar nossa missão com o mesmo empenho e dedicação do Cr. Gonçalves.
Peço, ainda que de forma simbólica, que a “área 7” seja agraciada com a assistência de todos os governadores assistentes da gestão 2022-23, pois não iremos indicar substituto.
Lamentamos muito essa enorme perda. Que a família do companheiro Gonçalves possa encontrar a paz e consolo nesse momento tão difícil.
Fica aqui a homenagem do Rotary International a este rotariano que foi um orgulho para o Distrito 4391.
25 de maio de 2023.
Cláudio Canuto
Governador
É com imenso pesar que o Distrito 4500 comunica o falecimento do companheiro LUIZ MARANHÃO FILHO, membro do Rotary Club de Olinda.
Nossos sinceros sentimentos e um abraço fraterno à família e amigos.
Texto do Gov. Assistente Fukue:
É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de nosso querido amigo e companheiro Otávio Santana, associado ao Rotary Club de Jales Grandes Lagos. Santana foi uma grande referência para nosso clube quando Gov. Assistente, sempre nos motivando no ideal de Servir.
Aos familiares, amigos e companheiros do Rotary Club de Jales Grandes Lagos, nossos sinceros sentimentos.
Manfred Theodor Schmid nasceu em Lins, SP em 1933.
Filho de brasileira de origem alemã, Agnez Kraemer Schmid e de um imigrante alemão, Hermann Theodor Schmid - este, ex-combatente da 1a Guerra que, em 1928, veio parar na Amazônia e depois aportou em Santos.
Manfred passou sua infância em São Paulo, ficou órfão de mãe aos oito anos e veio para Curitiba com seu pai, que casou-se novamente, desta vez com Edith Boutin Schmid.
Estudou no Colégio Santa Maria e ingressou em Engenharia Civil na UFPR, tendo se graduado em 1957. Nessa época, o curso de Civil acontecia ainda no edifício histórico, no Centro.
Seguiu para a Alemanha interessado no ramo automobilístico, e foi aperfeiçoar-se em Stuttgart, cidade em que foi acolhido pelos parentes que na década anterior tudo perderam num bombardeio. Porém, mudou de planos, tendo oportunidade de ser discípulo do Prof. Fritz Leonhardt na primeira turma em que esse pioneiro do concreto protendido lecionou, e trabalhou na construtora Wayss & Freytag.
De volta ao Brasil em 1962, tornou-se assistente do Prof. Flávio Suplicy de Lacerda em Resistência dos Materiais, disciplina que lecionou no Departamento de Construção Civil. Já no curso de Engenharia Florestal foi titular da cadeira de Estruturas de Madeira. Tive a satisfação de ouvir por diversas vezes o testemunho de colegas, engenheiros florestais, ex-alunos do pai, sobre a qualidade de seus ensinamentos em sala de aula, mesmo que, em alguns casos, tivessem que repetir a disciplina por duas ou três vezes.
Casou-se em 1965 com Maria Thereza Leoni, com quem sempre andou de mãos dadas. Numa viagem a Portugal, no único instante em que ele a soltou, a mãe caiu e quebrou o dedo. Sinal de que foram feitos um para o outro. Tiveram sete filhos, todos se formaram pela UFPR e três hoje são servidores da instituição.
No início dos anos 70 levantou capital de amigos e apoiadores e fundou a EBP (Engenharia Brasileira de Protensão) depois convertida em filial da VSL suíça e realizou diversas obras estruturais pelo Brasil. Dentre essas, orgulhava-se em especial do projeto e realização do estacionamento de aeronaves do aeroporto internacional Afonso Pena, retângulos monolíticos de concreto que têm resistido a décadas de esforço e intempéries.
Em 2022, ainda combativo e com energia, realizou um grande sonho e publicou o livro "A protensão parcial do concreto", o qual vinha escrevendo desde sua aposentadoria pela UFPR, em 1996.
Pensar no próximo sempre lhe foi característico. Nos anos 70 foi procurar colegas engenheiros na política, pedindo (em vão) que a barragem de Itaipu não fosse tão alta a ponto de alagar as Sete Quedas do Rio Paraná. Nos anos 80, organizou campanhas de oração pelo Brasil - era começo da chamada redemocratização, as perspectivas políticas eram muito incertas. Lembro desde pequeno que, durante os invernos de Curitiba, toda noite em que o termômetro baixava dos 10 graus, Manfred saia de casa, distribuindo cobertores aos moradores de rua.
Em seu tempo livre, Manfred gostava de lavar os carros, cuidar da horta, tratar seus cães pastores alemães e estudar francês. Pianista amador, até poucos meses ainda abria seu piano Essenfelder às 7 da manhã para praticar. Era fã de Chopin e persistia nas peças mais difíceis. Católico, praticante, Ministro da Eucaristia, Lia Bento XVI e São John Henry Newman
Antes de jantar, tomava uma mini-dose de whisky ou cachaça, e acendia seu cachimbo. Pessoalmente, essa era a minha hora predileta de visitá-lo, para lhe acompanhar na bebida e colocar a conversa em dia, sob a nuvem da fumaça do cachimbo.
Fã da Alemanha, mas devotado ao Brasil, no dia do fatídico 7x1 ele até começou torcendo pelo time de vermelho, preto e dourado, mas ali pelo terceiro gol ele já pedia: "parem, já chega"
Sempre foi um homem austero. Tomava ducha gelada todas as manhãs, mesmo no inverno. Não usava camiseta, apenas camisa. Não usava tênis, somente sapato. Era raro ve-lo sentado no sofá. Há poucas semanas, já com dificuldades em se locomover e sem energias, vi a mãe arrumando as almofadas da poltrona para ele sentar e descansar, porém ele deu de costas e preferiu a cadeira dura do escritório, dizendo “aqui é mais austero”.
Austeridade essa que não se confundia com falta cavalheirismo. Não falava mal de quem quer fosse, e não adiantava insistir, pois nunca deixava vingar tal assunto. Em seus e-mails e mensagens se despedia sempre com um “cordial abraço”.
Elegante até o fim, escolheu um dia de feriado para nos deixar, sem atrapalhar ninguém no meio da semana. Sua missa de 7˚ dia caiu meio que escolhida a dedo no primeiro sábado do mês (dia de sua devoção mariana)…
Reynaldo sempre foi um companheiro exemplar, super dedicado aos valores do Rotary, tendo sido presidente do clube na gestão 2009-10 sob o lema "O Futuro do Rotary está em Suas Mãos".
Infelizmente nosso sempre companheiro Nelsinho de Souza do Rotary Club de Jales não resistiu a uma parada cardíaca e veio a falecer.
Dia muito triste para todos nós.
Que Deus o acolha e conforte o coração de familiares e amigos.
Rotary Club de Criciúma - Oeste
É com imenso pesar que o Distrito 4500 comunica o falecimento do companheiro JOÃO BELARMINO FERREIRA, membro do Rotary Club de Esperança.
Nossos sinceros sentimentos e um abraço fraterno à família e amigos.
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios