ROTARY COMPLETA 103 DE SERVIÇOS HUMANITÁRIOS
por Rotary Club de Hermann Blumenau
Em Santa Catarina o Rotary está presente desde 1934 – há 74 anos com o Rotary Club de Joinville. Sua expansão foi rápida. Atualmente o Estado conta com 147 clubes 3.230 sócios em 95 cidades. Outros 129 clubes da organização também atuam em Santa Catarina compostos por crianças (Rotary Kids) adolescentes (Interact Club) jovens (Rotaract Club) e mulheres de rotarianos (Casa da Amizade).
“Dar de si antes de pensar em si” é o lema que inspira os rotarianos a desenvolver projetos comunitários a preservar elevados padrões ética em suas profissões e a ajudar a promover a boa vontade e a paz mundial.
Os principais projetos do Rotary envolvem crianças em situação de risco pobreza e fome analfabetismo preservação do meio ambiente e violência. “Os clubes trabalham as necessidades de cada cidade e ajudam as comunidades a encontrar soluções que tornem mais digna a vida das pessoas” destaca o governador Militino Eising governador do Distrito 4650 uma das três regionais do Rotary em Santa Catarina.
A organização promove ainda o desenvolvimento profissional e patrocina oportunidades educacionais e intercâmbio para estudantes professores e outros profissionais. Somente o intercâmbio de jovens que tem a duração máxima de um ano atende 9.000 estudantes do mundo todos os anos.
A Fundação Rotária mantida pelos rotarianos realiza amplos programas humanitários educacionais e culturais de alcance global. O de maior abrangência é a campanha de erradicação da poliomielite. A iniciativa do Rotary já conseguiu reduzir em 99% os casos de paralisia infantil no mundo após a imunização de dois bilhões de crianças. Estima-se que cinco milhões escaparam de ter uma deficiência física debilitante e que mais de 250 mil mortes foram evitadas.
ROTARY EM BLUMENAU
Blumenau congrega 1/4 dos rotarianos do Distrito 4650. São 265 sócios e nove clubes: Açu Blumenau Centenário Fortaleza Garcia Hermann Blumenau Norte Oeste e Verde Vale. Além de um Rotaract do Interact e Rotary Kids.
Os clubes da cidade acompanharam a história da cidade se envolvendo em inúmeras ações a exemplo das enchentes de 1983 e 1984 que destruíram Blumenau e região com participação fundamental no projeto de reconstrução da cidade com cadeira cativa nos conselhos especiais criados naquela oportunidade. Mais recentemente em ações com o Natal sem Fome e o Sonho de Natal – promoções coordenadas pelo Rotary Clube Hermann Blumenau. Ou ainda o Bazar Solidário do RC Blumenau.
Publicado por: Giovani Vitória (Assessor de Imprensa do Rotary Clube Hermann Blumenau) em 19/02/08 às 21h08min